Categorias
Curiosidades Vinhos

Conheça os principais tipos de vinhos consumidos no Brasil

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Durante o inverno ele é responsável pelo aumento nas vendas de bebidas alcoólicas no Brasil.

Sendo um entendendor de vinho ou não, conhecer as classificações mais simples e populares da bebida pode ser uma solução para saber qual é o vinho que melhor agrada o seu paladar.

Vinho Tinto

É o resultado da extração de uvas tintas. Sua coloração é vinda do trabalho feito com as cascas das uvas durante o processo de maceração que traz ao vinho suas principais características.

Seu sabor e coloração estão ligados a dois valores: o tipo de uva que é usada e o tempo de maceração.

Os vinhos tintos devem permanecer entre 14ºC e 18ºC.

Vinho Rosé

Pode ser feito por dois métodos: o tradicional e o corte de vinho.

No método tradicional, as uvas são prensadas e mantidas em um período que varia entre 2h e 24h até que se obtenha o tom rosado.

Já o método de corte consiste em uma mistura do vinho tinto já vinificado com o vinho branco, mas esse processo não é muito aceito em alguns países.

Vinho Branco

Com método similar ao do tinto, os vinhos brancos têm sua produção baseada em uvas brancas, mas também podem ser feitos com uvas tintas.

Sua produção é feita com as cascas sendo separadas assim que são prensadas, para que elas não adquiram a coloração do tinto. Elas são prensadas de forma suave para que o suco seja retirado sem esmagar a semente e são mantidas em temperatura mais baixas.

O ideal é que esse vinho seja servido entre 6ºC e 12ºC.

Espumante

É um vinho com “perlage”, ou borbulhas, e são produzidos em dois métodos de produção: Charmat e Chapenoise.

Podem ser tintos, brancos ou rosés.

São vinhos únicos, cheios de sabor e elaborados a partir de diversas uvas, além das características de cada região produtora.

Em Champagne, região da França, onde a produção é muito elevada, são utilizadas castas como Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Manier, de vários formatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.